agende-se

SBC 2019 || Porto Alegre | RS

Temas Livres


Período de submissão: 03/04/2019 a 20/05/2019
Divulgação do resultado da avaliação: julho de 2019


REGRAS PARA A SUBMISSÃO DOS TEMAS LIVRES 2019

A apresentação dos Temas Livres no Congresso Brasileiro de Cardiologia é um importante veículo para divulgação da produção científica nacional na área cardiovascular. Trata-se de uma grande oportunidade de mostrar à comunidade científica cardiológica o que tem sido produzido na área e discutir esses achados com outros especialistas. Participe!

Submissão:
Para submeter seu trabalho, não é necessário realizar a inscrição no Congresso Brasileiro de Cardiologia. Após a aprovação, o apresentador do trabalho deverá estar inscrito para acesso ao local.
O preenchimento e envio serão feitos exclusivamente por meio eletrônico: (https://www.sbc2019.com.br/trabalhos/index.php#topo)
Siga as instruções descritas na tela, clicando nos locais indicados.
As páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação requisitada pelo Congresso.
É necessário clicar em SUBMETER, dentro do período de submissão, para que o trabalho seja avaliado.
Segue abaixo descritivo deste processo.

ETAPA 1

Cadastro
Realize o cadastro completo com o nome, e-mail, CPF, telefone, data de nascimento e outros.
Toda a comunicação será realizada através do e-mail e telefones cadastrados.
Modalidade:
Escolha aquela que melhor o representa:
• Pesquisador: destinado a todos os pesquisadores médicos ou não médicos e que não se enquadrem nas outras duas modalidades.
• Jovem Pesquisador: destinado a todos os pesquisadores médicos ou não médicos com até 35 (trinta e cinco) anos de idade na data da submissão.
• Iniciação Científica: destinado a todos os que cursam residência/estágio e alunos de graduação em medicina ou áreas correlatas, no ano vigente.
Importante: Para residentes e alunos de graduação, é necessário anexar o documento comprobatório (será aceita apenas a declaração do curso expedida pela instituição no ano vigente).
Atenção: Informamos que os trabalhos não poderão ser enviados para mais de uma modalidade de Temas Livres do 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Caso isso ocorra, implicará na desclassificação do mesmo em todas as modalidades inseridas.

ETAPA 2


Caso o trabalho possua figuras/gráficos/tabelas, escolha o Layout de apresentação do resumo e anexe a imagem para continuar a submissão.
Caso contrário, seguir para a ETAPA 3.

ETAPA 3


Título: Inclusão do título do seu trabalho de até 250 caracteres.
Tipo do Trabalho:
Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:
• Relato de Caso
• Não Relato de Caso
Forma de apresentação:
O formato de apresentação, oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os Relatos de Caso serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôsteres.
Categorias:
Selecione a categoria que melhor se identifica ao conteúdo do trabalho:



Atenção:
• Não é permitido submeter o mesmo resumo a mais de uma categoria, sob penalização de desclassificação;
• Os trabalhos da Indústria Farmacêutica não concorrerão a prêmios e serão apresentados em local próprio. Deverão obrigatoriamente informar no cabeçalho do pôster, de forme visível, que se trata de um trabalho patrocinado, contendo o nome/logo da empresa envolvida.
Texto (resumo): neste espaço deve ser incluído o resumo do seu trabalho. Mais detalhes na Etapa 4.
Palavras-chave: Descreva até 3 palavras-chave que definam o seu trabalho.
Patente: Caso o seu trabalho possua uma patente, insira neste campo os dados.
Nome do apresentador: Inserir nome de quem apresentará o trabalho durante o Congresso. Para as modalidades Pesquisador, o Tema Livre aprovado deverá ser apresentado preferencialmente pelo primeiro autor do trabalho, mas poderá ser apresentado por um dos coautores descritos no trabalho. Para as demais modalidades (Jovem Pesquisador e Iniciação Científica): o autor principal deve ser o apresentador do trabalho.
Instituição: Inscrever até 03 instituições participantes do trabalho.
Autores: O número máximo de autores permitido será de até 12 (doze) para os Temas Livres convencionais e de até 05 (cinco) para os Relatos de Casos.

ETAPA 4


Para a inclusão do conteúdo, seguir atentamente as regras aqui descritas, o descumprimento pode levar à desclassificação:
• ESTRUTURA RECOMENDADA PARA NÃO RELATOS DE CASO: introdução e/ou fundamentos, objetivo(s), métodos, resultados e conclusões.
• ESTRUTURA RECOMENDADA PARA RELATOS DE CASO: introdução, descrição do caso e conclusões.
• Bibliografia recomendada com dicas para a realização dos resumos:
http://publicacoes.cardiol.br/portal/portal-publicacoes/portugues/video/como-elaborare-submeter-um-artigo-cientifico.html
http://publicacoes.cardiol.br/portal/portal-publicacoes/portugues/video/dicas-para-umapublicacao-de-sucesso.html
• O sistema disponibiliza 1.000 a 2.500 caracteres incluindo neste espaço o texto do resumo e o upload de tabela ou figura em formato JPEG que deve ser anexada à parte.
• É possível realizar o processo de cópia de outro programa (geralmente WORD), inserindo diretamente nos espaços destinados ao Tema Livre e figuras/tabelas, na página eletrônica específica. Os ajustes serão automáticos. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema. Siga as instruções disponíveis no local dedicado a esta ação;
• Por ser uma avaliação cega, os nomes dos autores, instituição(ões), referências bibliográficas e nomes comerciais de drogas não deverão ser mencionados no corpo do texto.
• Serão aceitas até 05 (cinco) abreviaturas diferentes em cada tema, destacadas entre parênteses, após a palavra completa.
• Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Trabalhos não originais (como revisões da literatura não sistemáticas) e trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos...” não serão aceitos para apresentação;
• Solicitamos evitar usar fotos de pacientes e não ter nenhuma identificação dos mesmos. Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem estar de acordo com a Resolução nº 466/2012.
• Os Temas Livres deverão ser enviados e apresentados obrigatoriamente na língua portuguesa. Trabalhos realizados por autores (brasileiros ou não) em instituições estrangeiras, se aprovados, não concorrerão aos prêmios de melhores trabalhos; Trabalhos cujo primeiros autores sejam de origem estrangeira podem ser submetidos e apresentados na língua inglesa.

ETAPA 5


Ao final da digitação do texto, o autor poderá seguir duas opções:
1- Salvar o texto como “Rascunho” e não o enviar para avaliação neste momento, podendo realizar modificações até a data limite estipulada ou; 2- Selecionar a opção "Submeter", enviando o mesmo de forma definitiva para o julgamento da Comissão Científica, não sendo então permitida nenhuma outra alteração.
Atenção:
• É necessário clicar em “Submeter” para que seu trabalho seja avaliado.
• Favor analisar atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores antes do envio. Não será possível a modificação posterior, sendo estes os nomes que serão descritos no certificado.
• Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho não serão submetidos ao julgamento;
• Através do e-mail cadastrado no sistema de submissão, será enviado um protocolo para cada trabalho submetido e um resumo do cadastro individual com os dados do primeiro autor, além dos nomes e instituições dos coautores;
• Trabalhos duplicados ou incompletos devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico, bem como pesquisas já apresentadas em outros eventos, poderão ser desclassificados.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

PRIMEIRA FASE

• Os Temas Livres serão avaliados pela CNJTL (Comissão Nacional Julgadora de Temas Livres).
• Cada trabalho será avaliado por 03 julgadores distintos, de maneira cega. A menor das três notas será desconsiderada. A avaliação será baseada na média aritmética das duas notas restantes.
• O número de trabalhos aprovados para apresentação dependerá de uma série de fatores, como: total de temas enviados e qualidade dos mesmos, disponibilidade de tempo e espaço no congresso.

SEGUNDA FASE
• Para as modalidades Pesquisador e Jovem Pesquisador:

- Os 20 Temas Livres que obtiverem a maior média aritmética neste processo de seleção inicial serão encaminhados para um novo grupo de 03 julgadores, que também dará suas notas.
- Tirando-se a média das duas avaliações, os 10 trabalhos com notas mais elevadas serão convidados para participar do processo de Premiação Oral.
- Os 10 seguintes participarão do processo de Premiação de Melhor Pôster (Pôsteres em destaque).

• Para a modalidade Iniciação Científica:

- Os 10 Temas Livres que obtiverem a maior média aritmética neste processo de seleção inicial serão encaminhados para um novo grupo de 03 julgadores, que também dará suas notas.
- Tirando-se a média das duas avaliações, os 05 trabalhos com notas mais elevadas serão convidados para participar do processo de Premiação Oral.
- Os 05 seguintes participarão do processo de Premiação de Melhor Pôster (Pôsteres em destaque).

• Os Relatos de Caso serão apresentados no formato pôster, não havendo premiação para este tipo de estudo.
• Os demais trabalhos aprovados serão apresentados no formato Pôster.
• Trabalhos realizados por autores (brasileiros ou não) em instituições estrangeiras não concorrerão aos prêmios de melhores trabalhos.
• As Comissões Julgadoras presenciais dos finalistas serão compostas por 03 julgadores que selecionarão os vencedores a partir da maior nota obtida após a apresentação oral/pôster, sem mais considerar as notas de julgamentos anteriores.
• A média final de cada tema não será informada aos autores. A Comissão se reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento;
• A deliberação da comissão julgadora não permitirá recursos. As médias finais dos concorrentes à premiação de “Melhores Temas Livres SBC 2019” não serão divulgadas.
• Os contemplados receberão a informação ao longo do congresso. O local, data e forma da entrega dos prêmios serão publicadas no site posteriormente.

PRÊMIOS




APRESENTAÇÃO
Para as modalidades Pesquisador: O Tema Livre aprovado deverá ser apresentado preferencialmente pelo primeiro autor do trabalho, mas poderá ser apresentado por um dos coautores descritos no trabalho.
Para as demais modalidades (Jovem Pesquisador e Iniciação Científica): O autor principal deve ser o apresentador do trabalho.
• O apresentador obrigatoriamente deverá estar inscrito no Congresso e seu nome deverá ser confirmado no momento da confirmação da apresentação do trabalho.
• APRESENTAÇÃO ORAL: serão destinados 15 minutos, sendo 10 minutos para a exposição do autor e os últimos 5 minutos para perguntas e respostas da plateia e debatedores.
• APRESENTAÇÃO PÔSTER: serão destinados 3 minutos, sendo 2 minutos para a exposição do autor e 1 minuto para perguntas e respostas dos debatedores.
• É obrigatória a presença do apresentador durante todo o período de avaliação dos demais colegas que estão apresentando no mesmo período/sessão. Caso contrário, o trabalho poderá ser desclassificado.
• Detalhes sobre os horários, duração e formato das apresentações (oral/pôster) estarão disponíveis em breve no site do congresso. (https://www.sbc2019.com.br/trabalhos/index.php#topo)
• Aqueles que confirmarem sua participação, porém não comparecerem para a apresentação sem justificativa prévia, serão impedidos de participar da apresentação de trabalhos pelos próximos 3 anos.

PUBLICAÇÃO
• Os resumos de todos os trabalhos aprovados serão publicados em suplemento eletrônico dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia;
• O autor de cada trabalho vencedor poderá submeter o artigo original em até 60 dias após o evento, para a publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

CERTIFICADOS
Os certificados só serão disponibilizados para aqueles que apresentarem o trabalho no congresso. Os certificados dos trabalhos apresentados poderão ser retirados através do site (https://www.sbc2019.com.br/index.php), em data a ser divulgada posteriormente;

CONTATOS
E-mail: resumos@ccmew.com
Telefones (11) 3061-1117, (21) 3478-2753 das 08h00 às 17h00.

Centro de Convenções FIERGS

MULTIFUNCIONALIDADE, INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA E LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Essas características ficam evidenciadas através de espaços interligados e moduláveis, perfeitamente adaptáveis a qualquer tipo de evento, com uma área total de 36.724,85m². Estacionamento para 3.100 vagas; acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD); ambientes climatizados; serviço de emergências médicas com ambulatório equipado e técnico de enfermagem de plantão (Área Protegida para ambulancia); e monitoramento eletrônico da segurança são alguns aspectos de infraestrutura que merecem destaque, além dos serviços de suporte disponibilizados ao cliente. Situado em Porto Alegre, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Eventos FIERGS está próximo às principais capitais sul-americanas e brasileiras. Está localizado a 15km/15min do centro da cidade e 12km/12min do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

 

Av. Assis Brasil, 8787 | Porto Alegre - RS


Realização


Gerenciamento


Transportadora Oficial

 


Apoio